terça-feira, 22 de setembro de 2009

Informações

Posted in
A Casa- Museu Magdalena e Gilberto Freyre abre as portas nas segundas quartas-feiras do mês para a visita noturna, “Assombrações do Recife Velho”, que é recheada de mistérios e “causos” pesquisados pelo escritor Gilberto Freyre e que estão registradas no livro de mesmo nome.
O visitante é guiado por contadores de história que relatam muitas dessas lendas, em meio a algumas surpresas e sustos.
A idéia é mexer com o imaginário das pessoas, e ao mesmo tempo oportunizar o conhecimento das histórias e lendas que permeiam a formação da cidade, através dos contos mal-assombrados analisados por Gilberto Freyre.
A visitação à Casa-Museu será feita em três horários: 19h, 20h e 21h. O ingresso custa R$ 10,00 antecipadamente e é vendido na própria Fundação. Como a visita engloba o Sítio Ecológico , é bom vir com calçados confortáveis.
Antes do início do passeio o público pode conferir exibição de curtas sobre as assombrações da cidade, visitar a livraria da FGF e o Café que estão montados no Espaço Cultural da Instituição.
O evento faz parte do projeto “Uma noite no Museu”, que é realizado em conjunto com os museus do chamado Pólo Noroeste. Fazem parte do Pólo os museus do Homem do Nordeste, o Museu do Estado, Murilo La Greca, Ricardo Brenand e Francisco Brenand.

O livro - Em 1929, Gilberto Freyre era editor do jornal A Província e foi procurado por um morador do bairro de São José. O homem pedia ao jornal que solicitasse ao chefe da polícia que acabasse com as assombrações na casa em que morava.
Bastou para despertar em Freyre o interesse pelo assunto. Designou o repórter policial para apurar as queixas e denúncias feitas na polícia contra os espíritos desordeiros.
As apurações viraram uma série de reportagens publicadas no jornal que mereceram elogios do poeta Manuel Bandeira.
Essas reportagens se juntaram a outras histórias recolhidas por Freyre de fontes orais e transformaram-se no livro " Assombrações do Recife Velho", publicado em 1955.

"O mistério continua conosco, homens do século XX, embora diminuído pela luz elétrica e por outras luzes. Por que desconhecê-lo ou desprezá-lo em dias tão críticos não só para certas fantasias psíquicas como para certas verdades científicas, como os dias que atravessamos?"
G.F Santo Antônio de Apipucos,1951.
Veja mais informações sore o livro na Biblioteca Virtual Gilberto Freyre.
http://www.bvgf.fgf.org.br/portugues/obra/livros/pref_brasil/assombracoes.htm